Restô d’antê d’ontê

Restô d'antê d'ontê

Quintessência da culinária guerrilheira, o Restô d’antê d’ontê é a reciclagem de ingredientes já combinados que em nada remetam à orgia gastronômica do dia anterior.

Era uma confraternização entre amigos do trabalho para a qual preparei filé mignon ao molho mostarda e também filé ao molho madeira.

Mas isso foi ontem e por mais que a comida estivesse boa, a fartura (ou seria restura?) já se fizera presente no almoço e repetir novamente o prato estava fora de questão.

Pelo adiantado da hora não dava para planejar muita coisa. Então fui picando a carne que ainda restava enquanto decidia o que fazer. Picar é um bom começo, ela fica desfigurada e começa a ficar difícil lembrar de onde veio.

Dourei bacon, alho e cebola. Sempre faço isso, mas me dá um tempo para pensar melhor no que fazer. Cogitei acrescentar dois ovos mexidos, mas desistir pelo adiantado da hora.

Coloquei direto a carne e deixei frigindo. Quando estava no ponto acrescentei pimentão vermelho e amarelo. Misturei bem, abri um espaço na frigideira e coloquei duas colheres de manteiga para derreter.

Misturei para deixar a carne bem molhada e fritinha (ah se eu tenho manteiga de garrafa), derramei uma generosa dose de cachaça saborizada com canela e flambei.

Quando o fogo se foi acrescentei algumas colheres de farinha de milho temperada, um toque de cheiro verde, mexi e servi guarnecido de batata palha.

O prato cumpriu bem sua função. Até demais.

Atendeu à fome de todos sem lembrar suas origens, fossem elas pobres ou nobres.

E é assim, pela necessidade de comer e pelo prazer de fazer que vou enriquecendo com um pouquinho daqui e dali , este espaço que é um pouquinho de todos nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: